Programa | Syllabus
Session 1 | Sessão 1
[EN]
Introductions
Contents to be covered in the Portuguese Course - Level B2.2
How the course works - Resources and methodology
Some tenses review
[PT]
Apresentação dos formandos e do formador
Conteúdos a abordar no Curso de Português – Nível B2.2
Funcionamento do curso – Recursos e metodologia
Revisão de alguns tempos verbais
Session 2 | Sessão 2
[EN]
Compound tenses - “Indicativo” and “Conjuntivo”
Irregular past participles
Double past participles
Placement of clitic pronouns (pronominalisation)
[PT]
Tempos compostos do indicativo e conjuntivo
Particípios passados irregulares
Duplos particípios passados
Colocação dos pronomes clíticos (pronominalização)
Session 3 | Sessão 3
[EN]
Reading and understanding the text ‘New Year's Eve rituals’
Superstitions, phobias and fears
“Pretérito Imperfeito do Conjuntivo – Frases dubitativas” (assumptions)
[PT]
Leitura e compreensão do texto “Rituais da passagem de ano”
Superstições, fobias e medos
Pretérito Imperfeito do Conjuntivo – Frases dubitativas (suposições)
Session 4 | Sessão 4
[EN]
“Pretérito Imperfeito do Conjuntivo” (exercises)
Reading and interpreting the text ‘The legend of the blossoming almond trees’
Word classes: nouns, adjectives and verbs (exercises)
[PT]
“Pretérito Imperfeito do Conjuntivo” (exercícios)
Leitura e interpretação do texto “A lenda das amendoeiras em flor”
Classes de palavras: nomes, adjetivos e verbos (exercícios)
Session 5 | Sessão 5
[EN]
Common prefixes and suffixes in nouns and adjectives
Conditional sentences with the subordinating conjunction ‘se’ and the “Pretérito Imperfeito do Conjuntivo ou Condicional”
Expressing wishes/desire(s)
Unit 7 revision test (homework)
[PT]
Prefixos e sufixos comuns nos nomes e adjetivos
Orações condicionais com a conjunção “se” e o Pretérito Imperfeito do Conjuntivo ou Condicional
Expressar desejos
Teste de revisão da Unidade 7 (trabalho de casa)
Session 6 | Sessão 6
[EN]
Unit 7 revision test (homework) - Correction
Supplementary exercises
[PT]
Correção do teste de revisão da unidade 7 (trabalho de casa)
Exercícios complementares
Session 7 | Sessão 7
[EN]
Reading and understanding the text ‘Tourism, the secret of our success’
Synonymous and antonymous expressions
Debate: The importance of tourism in a country's economy
Listening and comprehension (p. 115)
[PT]
Leitura e compreensão do texto “Turismo, o segredo do nosso sucesso”
Expressões sinónimas e antónimas
Debate: A importância do turismo na economia de um país
Compreensão do oral (pág. 115)
Session 8 | Sessão 8
[EN]
Sorting adjectives and adjective phrases
Pretérito Imperfeito do Conjuntivo - Conjunctions and conjunctive phrases
Exercises and sentence writing
[PT]
Classificação dos adjetivos e locuções adjetivas
Pretérito Imperfeito do Conjuntivo – Conjunções e locuções conjuntivas
Exercícios e elaboração de frases
Session 9 | Sessão 9
[EN]
Reading and interpreting the text ‘Pastel de Belém is one of the best street foods’
Unrealistic comparative structures
Making sentences in the “Pretérito Imperfeito do Conjuntivo”
[PT]
Leitura e interpretação do texto “Pastel de Belém é das melhores comidas de rua”
Estruturas comparativas irreais
Elaboração de frases no Pretérito Imperfeito do Conjuntivo
Session 10 | Sessão 10
[EN]
Reading and interpreting the text ‘At university (...)’
Exclamatory phrases of desire: “tomara que, oxalá, quem me dera”, etc.
[PT]
Leitura e interpretação do texto “Na universidade (...)”
Frases exclamativas de desejo: tomara que, oxalá, quem me dera, etc.
Session 11 | Sessão 11
[EN]
Compreensão do oral – Exercícios (pp. 124 e 125)
A estrutura de uma entrevista (Como se faz uma entrevista?)
Entrevista: A minha viagem favorita (até agora) - Trabalho em grupo/a pares
Teste de revisão da unidade 8 (trabalho de casa)
[PT]
Compreensão do oral – Exercícios (pp. 124 e 125)
A estrutura de uma entrevista (Como se faz uma entrevista?)
Entrevista: A minha viagem favorita (até agora) - Trabalho em grupo/a pares
Teste de revisão da unidade 8 (trabalho de casa)
Session 12 | Sessão 12
[EN]
Unit 8 revision test - Correction
Supplementary exercises
[PT]
Correção do teste de revisão da Unidade 8
Exercícios complementares
Session 13 | Sessão 13
[EN]
Planning and choosing the topics for the final assignment (oral presentation) - Unit 11 or 12
Supplementary exercises from previous units (queries)
[PT]
Planeamento e escolha dos temas dos trabalhos finais
(apresentação oral) – Unidade 11 ou 12
Exercícios complementares das unidades anteriores (dúvidas)
Session 14 | Sessão 14
[EN]
Reading and understanding the text ‘A taste of Portugal’
Dishes, foods and spices that are typical or much loved by the Portuguese
Listening and comprehension (p. 134)
[PT]
Leitura e compreensão do texto “Um gostinho de Portugal”
Pratos, alimentos e especiarias típicas ou muito apreciadas pelos portugueses
Compreensão do oral (pág. 134)
Session 15 | Sessão 15
[EN]
The Future Subjunctive/”Futuro do Conjuntivo”
Structure(s) of conditional clauses with the “Futuro do Conjuntivo”
Exercises and sentence writing
[PT]
Futuro do Conjuntivo
Estrutura(s) das frases condicionais com o Futuro do Conjuntivo
Exercícios e elaboração de frases
Session 16 | Sessão 16
[EN]
Reading and understanding the text ‘How do the Portuguese eat?’
Debate - eating habits and (healthy) lifestyles
Exploring typical Portuguese recipes and more
[PT]
Leitura e compreensão do texto “Como comem os portugueses?”
Debate – hábitos alimentares e estilos de vida (saudáveis)
Interpretação de receitas tipicamente portuguesas e não só
Session 17 | Sessão 17
[EN]
Reading and interpreting the text “Queen Elizabeth’s Miracle of the Roses’
Research work - King Dinis and Queen Isabel (p. 146)
Future conjunctive -Time clauses
[PT]
Leitura e interpretação do texto “Lenda das rosas da Rainha Santa Isabel”
Trabalho de pesquisa – O rei D. Dinis e a rainha Santa Isabel (pág. 146)
Futuro do Conjuntivo –Orações temporais
Session 18 | Sessão 18
[EN]
Review - “Conjuntivo, Indicativo e Imperativo”
Writing sentences and answering questions
[PT]
Revisão – Modos Conjuntivo, Indicativo e Imperativo
Elaboração de frases e esclarecimento de dúvidas
Session 19 | Sessão 19
[EN]
Portuguese culture: The Battle of Aljubarrota and the Aljubarrota Baker (Brites de Almeida)
Summary of the Aljubarrota Baker (homework)
Listening and comprehension: The Story of the Stone Soup (p. 154)
[PT]
Cultura portuguesa: A Batalha de Aljubarrota e a padeira de Aljubarrota
Resumo da lenda da padeira de Aljubarrota (trabalho de casa)
Compreensão do oral: A lenda da sopa da pedra (pág. 154)
Session 20 | Sessão 20
[EN]
Presentation of the final assignment on an event/moment in the history of Portugal or about the Portuguese (lifestyle, habits, mentality, personality, etc.)
[PT]
Apresentação do trabalho final sobre um evento/momento relevante na História de Portugal ou sobre os portugueses (modo de vida, hábitos, mentalidade, personalidade, etc.)
Session 21 | Sessão 21
[EN]
Portuguese history and culture: The formation of Portugal
Listening and comprehension: King Afonso Henriques
Interpreting and summarising information/data
“Futuro do Conjuntivo – Orações concessivas com repetição da forma verbal no Presente e no Futuro do Conjuntivo”
[PT]
História e cultura portuguesa: A formação de Portugal
Compreensão do oral: D. Afonso Henriques
Interpretar e resumir informações/dados
Futuro do Conjuntivo – Orações concessivas com repetição da forma verbal no Presente e no Futuro do Conjuntivo
Session 22 | Sessão 22
[EN]
Important dates and events in Portugal's history (summary)
Brief colloquium/conversation on the Portuguese (characteristics)
“Articuladores argumentativos”/discourse connectors
B2 level exam preparation (exam format)
[PT]
Datas e eventos marcantes/relevantes na História de Portugal (resumo)
Breve colóquio/conversa sobre os portugueses (características)
Articuladores argumentativos/conectores discursivos
Preparação para o exame final do nível B2 (estrutura do exame)
Session 23 | Sessão 23
[EN]
B2 level final exam - Part 1: listening and reading
[PT]
Exame final do nível B2 - Parte 1: compreensão do oral e compreensão escrita
Session 24 | Sessão 24
[EN]
B1 level final exam - Part 2: writing and speaking
[PT]
Exame final do nível B2 - Parte 2: produção escrita e produção oral
Session 25 | Sessão 25
[EN]
Handing out certificates
Course evaluation - Student Satisfaction Survey
Presentation of the B2.1 course programme
Providing details about the next B2.1 course (contents and skills to be developed)
[PT]
Entrega dos certificados
Avaliação do curso – Inquérito de satisfação
Apresentação do programa do curso C1.1
Esclarecimentos acerca do próximo curso C1.1 (conteúdos e competências a desenvolver)
[EN]
The course programme/syllabus is subject to minor alterations when necessary or appropriate to best accommodate student needs and learning progression. Achieving the B2 level requires successfully completing the B2.1 and B2.2 course components.
[PT]
O programa do curso está suscetível a pequenas alterações caso sejam necessárias ou pertinentes para assim responder eficazmente às necessidades dos alunos e assegurar o progresso destes. Para atingir o nível B2, é necessário completar com sucesso as componentes B2.1 e B2.2 do curso.