Programa | Syllabus
Session 1 | Sessão 1
[EN]
Introductions
Contents to be covered in the Portuguese Course - Level B2.1
How the course works - Resources and methodology
Some tenses review
[PT]
Apresentação dos formandos e do formador
Conteúdos a abordar no Curso de Português – Nível B2.1
Funcionamento do curso – Recursos e metodologia
Revisão de alguns tempos verbais
Session 2 | Sessão 2
[EN]
Compound tenses - Indicativo
Irregular past participles
Where to place clitic pronouns
Prepositions: a, de, por, para, com and em
[PT]
Tempos compostos do indicativo
Particípio passado irregular
Colocação dos pronomes clíticos
Preposições: a, de, por, para, com e em
Session 3 | Sessão 3
[EN]
The Portuguese language in the world
How to make a presentation
Modos indicativo e conjuntivo
Presente do conjuntivo: regular and irregular verbs
[PT]
A língua portuguesa no mundo
Como fazer uma apresentação
Modos indicativo e conjuntivo
Presente do conjuntivo: formação dos verbos regulares e irregulares
Session 4 | Sessão 4
[EN]
Reading and interpreting the text ‘Spreading the Portuguese language around the world’
Verbs that require prepositions
Presente do conjuntivo: irregular verbs and spelling differences
Presente do conjuntivo with impersonal constructions
[PT]
Leitura e interpretação do texto “Difusão da língua portuguesa no mundo”
Verbos que exigem preposições
Presente do conjuntivo: verbos irregulares e casos com alterações gráficas
Presente do conjuntivo com construções impessoais
Session 5 | Sessão 5
[EN]
Expressing doubts and uncertainties: perhaps, maybe, probably, possibly, probably, etc.
In which situations should we use the “indicativo” and “conjuntivo”?
Reading and interpreting the text ‘A festa dos tabuleiros de Tomar’ (Tomar’s Trays' Festival)
[PT]
Exprimir dúvidas e incertezas: talvez, se calhar, provavelmente, possivelmente, é provável que, etc.
Em que situações devemos utilizar os modos indicativo e conjuntivo?
Leitura e interpretação do texto “A festa dos tabuleiros de Tomar”
Session 6 | Sessão 6
[EN]
Unit 1 revision test (homework) - Correction
Making sentences in the “presente do indicativo” and “presente do conjuntivo”
Portugal in the 21st Century: reading the text ‘I know a country.’
Vocabulary and expressions related to technology
[PT]
Correção do teste de revisão da unidade 1 (trabalho de casa)
Elaboração de frases no presente do indicativo e presente do conjuntivo
Portugal no século XXI: leitura do texto “Eu conheço um país”
Vocabulário e expressões relacionadas com tecnologia
Session 7 | Sessão 7
[EN]
Presente do conjuntivo: verbs expressing will, desire, feeling, order, doubt or preference (orações completivas)
Reading and interpreting the text ‘Lady of the seas’
Some famous Portuguese personalities
Pair work - Theme: sports
[PT]
Presente do conjuntivo: verbos que expressam vontade, desejo, sentimento, ordem, dúvida ou preferência (orações completivas)
Leitura e interpretação do texto “Senhora dos mares”
Algumas personalidades portuguesas famosas
Trabalho de pares – Tema: desporto
Session 8 | Sessão 8
[EN]
Opinion verbs
Expressions of certainty in the affirmative and negative forms: think (that), believe (that), find/assume (that)
Giving and supporting opinions
Asking for explanations and details
[PT]
Verbos de opinião
Expressões de certeza nas formas afirmativa e negativa: pensar (que), acreditar (que), crer (que), achar (que)
Dar e defender opiniões
Pedir explicações e detalhes
Session 9 | Sessão 9
[EN]
Debate: Do the media and the internet often misrepresent reality? (among other topics)
Reading and interpreting the text ‘Port wine’
[PT]
Debate: Os meios de comunicação e a internet deturpam muitas vezes a realidade? (entre outros temas)
Leitura e interpretação do texto “O vinho do Porto”
Session 10 | Sessão 10
[EN]
Unit 2 revision test (homework) - Correction
Studying in Portugal
Reading and understanding the text ‘A school for the world’
Expressing the idea of concession - concessive clauses
“Orações subordinadas adverbiais concessivas com conjuntivo e infinitivo pessoal”
[PT]
Correção do teste de revisão da unidade 2 (trabalho de casa)
Estudar em Portugal
Leitura e compreensão do texto “Uma escola para o mundo”
Expressar a ideia de concessão – orações concessivas
Orações subordinadas adverbiais concessivas com conjuntivo e
infinitivo pessoal
Session 11 | Sessão 11
[EN]
“Orações concessivas com conjuntivo e infinitivo pessoal” (exercises and review)
Helpful expressions in a debate or discussion
“Conjunções e locuções conjuncionais subordinativas concessivas” (although, even though, etc.)
[PT]
Orações concessivas com conjuntivo e infinitivo pessoal (exercícios e revisão)
Expressões úteis num debate ou discussão
Conjunções e locuções conjuncionais subordinativas concessivas (embora, ainda que, mesmo que, se bem que)
Session 12 | Sessão 12
[EN]
Time clauses and “presente do conjuntivo”
Locuções conjuncionais subordinativas temporais: before, until, as soon as and whenever
“Conjuntivo” and “infinitivo pessoal”
[PT]
Orações temporais e o presente do conjuntivo
Locuções conjuncionais subordinativas temporais: antes que, até que, assim que, logo que e sempre que
O modo conjuntivo e o infinitivo pessoal
Session 13 | Sessão 13
[EN]
Reading and interpreting the texts ‘The Portuguese Carnival’ and ‘One hell of a Carnival’
Talk about festivals similar to Carnival in other countries
Unit 3 revision test (in class) and correction
[PT]
Leitura e interpretação dos textos “O Carnaval português” e “Um Carnaval dos diabos”
Conversa sobre festas semelhantes ao Carnaval noutros países
Teste de revisão da Unidade 3 (na aula) e correção
Session 14 | Sessão 14
[EN]
Reading and interpreting the text ‘Festivals and popular saints’
Popular festivals in Portugal
Show understanding and express a lack of understanding
Expressing the idea of purpose
Adverbial clauses of purpose: to, in order to
[PT]
Leitura e interpretação do texto “Festas e santos populares”
Festas populares em Portugal
Mostrar compreensão e expressar falta de compreensão
Expressar a ideia de finalidade
Locuções subordinativas finais: para que, a fim de que
Session 15 | Sessão 15
[EN]
Purpose clauses with personal infinitive
Listening and comprehension: ‘festivals and pilgrimages’
Conditional clauses
Conditional subordinating conjunctions and conjunctive phrases
[PT]
Orações finais com infinitivo pessoal
Compreensão do oral: texto “festas e romarias”
Orações condicionais
Conjunções e locuções conjuncionais subordinativas condicionais
Session 16 | Sessão 16
[EN]
Conditional sentences with personal infinitive
Reading and understanding the text ‘Portuguese gastronomy and religion’
Unit 4 revision test (in class) and correction
[PT]
Orações condicionais com infinitivo pessoal
Leitura e compreensão do texto “A gastronomia portuguesa e a religião”
Teste de revisão da Unidade 4 (na aula) e correção
Session 17 | Sessão 17
[EN]
Urban art (in Portugal and other countries)
Synonyms and synonymous expressions
Practical Portuguese: asking for and giving instructions/ sequence of actions
[PT]
A arte urbana (em Portugal e noutros países)
Sinónimos e expressões sinónimas
Português prático: pedir e dar instruções/ sequência de ações
Session 18 | Sessão 18
[EN]
Practical Portuguese: interrupting and returning to the previous topic
Listening and comprehension: ‘Street art as public art’
Some people/There are people who - Há quem + conjuntivo
There is/are + noun + que + indicativo
Reading and understanding the text ‘Street art’
[PT]
Português prático: interromper e voltar ao tópico/assunto anterior
Compreensão do oral: texto “Street art como arte pública”
Há quem + conjuntivo
Há + nome + que + indicativo
Leitura e compreensão do texto “Arte urbana”
Session 19 | Sessão 19
[EN]
Expressing desire(s)
Phrases with the “presente do conjuntivo”: oxalá, Deus quer que, quem me dera que, and tomara que
Portuguese culture: Marriage in Portugal
[PT]
Expressar desejo(s)
Construções exclamativas com o presente do conjuntivo: oxalá, Deus queira que, quem me dera que e tomara que
Cultura portuguesa: O casamento em Portugal
Session 20 | Sessão 20
[EN]
Unit 5 revision test (homework) - correction
Reading and interpreting the text ‘Generation Z’
Nouns, adjectives and verbs (word formation)
Explaining in other words and asking for clarification
“Pretérito imperfeito do conjuntivo”
.
[PT]
Correção do teste de revisão da unidade 5 (trabalho de casa)
Leitura e interpretação do texto “Geração Z”
Nomes, adjetivos e verbos (formação de palavras)
Explicar por outras palavras e pedir esclarecimentos
Pretérito imperfeito do conjuntivo
Session 21 | Sessão 21
[EN]
Expressing the idea of unreality, probability and doubt
“Pretérito imperfeito do conjuntivo” - impersonal constructions
Impersonal constructions with the “indicativo”
Reading and understanding the text ‘Sharing a home without fear’
[PT]
Expressar a ideia de irrealidade, probabilidade e dúvida
Pretérito imperfeito do conjuntivo – construções impessoais
Construções impessoais com o indicativo
Leitura e compreensão do texto “Partilhar casa sem medos”
Session 22 | Sessão 22
[EN]
Listening and comprehension: Sharing a house in Lisbon’
Pretérito imperfeito do conjuntivo - Complement clauses
Portuguese culture: Bread in Portuguese culture
Unit 6 revision test (in class) and correction
Preparation for the test (test format)
[PT]
Compreensão do oral: texto “Partilhar casa em Lisboa”
Pretérito imperfeito do conjuntivo – orações completivas
Cultura portuguesa: O pão na cultura portuguesa
Teste de revisão da Unidade 6 (na aula) e correção
Preparação para o teste (estrutura do teste)
Session 23 | Sessão 23
[EN]
Summative test - Part 1: listening and reading
[PT]
Teste de avaliação - Parte 1: compreensão do oral e compreensão escrita
Session 24 | Sessão 24
[EN]
Summative test - Part 2: writing and speaking
[PT]
Teste de avaliação - Parte 2: produção escrita e produção oral
Session 25 | Sessão 25
[EN]
Handing out certificates
Course evaluation - Student Satisfaction Survey
Presentation of the B2.2 course programme
Providing details about the next B2.2 course (contents and skills to be developed)
[PT]
Entrega dos certificados
Avaliação do curso – Inquérito de satisfação
Apresentação do programa do curso B2.2
Esclarecimentos acerca do próximo curso B2.2 (conteúdos e competências a desenvolver)
[EN]
The course programme/syllabus is subject to minor alterations when necessary or appropriate to best accommodate student needs and learning progression. Achieving the B2 level requires successfully completing the B2.1 and B2.2 course components.
[PT] O programa do curso está suscetível a pequenas alterações caso sejam necessárias ou pertinentes para assim responder eficazmente às necessidades dos alunos e assegurar o progresso destes. Para atingir o nível B2, é necessário completar com sucesso as componentes B2.1 e B2.2 do curso.