Programa | Syllabus
Session 1 | Sessão 1
[EN]
Introductions
Content to be covered in the Portuguese Course – Level B1.2
Giving and asking for personal, professional and leisure information (group activity)
A review - talking about the past, present and future
[PT]
Apresentação dos formandos e do formador
Conteúdos a abordar no Curso de Português – Nível B1.2
Dar e pedir informações de caráter pessoal, profissional e de ocupação dos tempos livres (atividade em grupo)
Revisões - falar do passado, presente e futuro
Session 2 | Sessão 2
[EN]
Pretérito imperfeito do conjuntivo -ss (conjugation)
When should we use the “pretérito imperfeito do conjuntivo”?
Review: “Pretérito perfeito do indicativo e pretérito imperfeito do conjuntivo” - main differences
[PT]
Pretérito imperfeito do conjuntivo -ss (conjugação)
Em que situações devemos utilizar o pretérito imperfeito do conjuntivo?
Revisão: Pretérito perfeito do indicativo e pretérito imperfeito do conjuntivo - principais diferenças
Session 3 | Sessão 3
[EN]
How to talk about unreal, imaginary or hypothetical situations
Making sentences in “pretérito imperfeito do conjuntivo”
Exercises
[PT]
Como se fala de situações irreais, imaginárias ou hipotéticas?
Elaboração de frases no pretérito imperfeito do conjuntivo
Exercícios
Session 4 | Sessão 4
[EN]
Synonyms and antonyms
Reading and interpreting the text ‘Life change’
Pronunciation: the vowel ‘o’
[PT]
Sinónimos e antónimos
Leitura e interpretação do texto “Mudar de vida”
Pronúncia: a vogal “o”
Session 5 | Sessão 5
[EN]
Review and exercises: “pretérito imperfeito do conjuntivo”
Listening, reading and interpreting the text ‘Sen him/her an SMS’
[PT]
Revisão e exercícios: pretérito imperfeito do conjuntivo
Compreensão do oral, leitura e interpretação do texto “Manda- lhe uma SMS”
Session 6 | Sessão 6
[EN]
“Pretérito mais-que-perfeito composto do conjuntivo”
In which situations should we use the “pretérito mais-que-perfeito composto do conjuntivo”?
Exercises
[PT]
Pretérito mais-que-perfeito composto do conjuntivo
Em que situações devemos utilizar o pretérito mais-que-perfeito composto do conjuntivo?
Exercícios
Session 7 | Sessão 7
[EN]
Debate: advantages and disadvantages of technology and social media
Pointing out the pros and cons of the previous topic and justifying points of view/opinions
Technology-related vocabulary
[PT]
Debate: vantagens e desvantagens da tecnologia e das redes sociais
Referir prós e contras do tema anterior e justificar os pontos de vista/opiniões
Vocabulário relacionado com as tecnologias
Session 8 | Sessão 8
[EN]
Review and exercises: “pretérito mais-que-perfeito composto do conjuntivo”
Making sentences
[PT]
Revisão e exercícios: pretérito mais-que-perfeito composto do conjuntivo
Elaboração de frases
Session 9 | Sessão 9
[EN]
Listening, reading and interpreting the text ‘Is your grandmother a student?’
Making requests and giving orders (formal and informal) - the imperative (review)
[PT]
Compreensão do oral, leitura e interpretação do texto “A tua avó é estudante?!”
Fazer pedidos e dar ordens (formais e informais) - Imperativo (revisão)
Session 10 | Sessão 10
[EN]
Direct and indirect speech - reported speech (revision)
Exercises and writing sentences
Exercises with verbs in the “indicativo e conjuntivo”
[PT]
Discurso direto e indireto (revisão)
Exercícios e elaboração de frases
Exercícios com verbos no modo indicativo e conjuntivo
Session 11 | Sessão 11
[EN]
Debate on ageing: Is age just a number?!
Giving suggestions and justifying points of view/opinions
[PT]
Debate sobre o envelhecimento: A idade é só um número?!
Dar sugestões e justificar pontos de vista/opiniões
Session 12 | Sessão 12
[EN]
Idioms that express ease or difficulty at various levels
Other relevant idioms
[PT]
Expressões idiomáticas que expressam facilidade ou dificuldade a vários níveis
Outras expressões idiomáticas pertinentes
Session 13 | Sessão 13
[EN]
Reading, understanding and debating the text ‘Is there anyone more beautiful than me?’
Direct and indirect speech - Review and exercises
[PT]
Leitura, compreensão e debate acerca do texto “Haverá alguém mais belo do que eu?”
Discurso direto e indireto - Revisão e exercícios
Session 14 | Sessão 14
[EN]
Revision Unit 3
[PT]
Unidade de Revisão 3
Session 15 | Sessão 15
[EN]
Revision Unit 3
[PT]
Unidade de Revisão 3
Session 16 | Sessão 16
[EN]
Listening, reading, interpreting and debating the text ‘Free newspapers were a good idea’
Pronominalisation (direct and indirect object pronouns - clitic pronouns)
[PT]
Compreensão do oral, leitura, interpretação e debate acerca do texto “Os jornais gratuitos foram uma boa ideia”
Pronominalização (uso de pronomes com as funções de complemento direto ou indireto)
Session 17 | Sessão 17
[EN]
Pronominalisation - how to place clitic pronouns in “futuro do indicativo e condicional”
Which are the most popular Portuguese newspapers?
Usual sections in general newspapers
Reading, interpreting and debating current news
[PT]
Pronominalização - formas verbais no futuro do indicativo e condicional
Quais são os jornais portugueses mais populares?
Secções habituais nos jornais generalistas
Ler, interpretar e debater notícias atuais
Session 18 | Sessão 18
[EN]
What do you know about Portugal? - Curiosities about the country and quizzes
Spelling and pronunciation: homograph words (same spelling but differ in meaning and sometimes pronunciation or origin)
[PT]
O que sabe sobre Portugal? - Curiosidades sobre o país e quiz
Ortografia e pronúncia: palavras homógrafas
Session 19 | Sessão 19
[EN]
Review and exercises: pronominalisation
Making sentences
[PT]
Revisão e exercícios: pronominalização
Elaboração de frases
Session 20 | Sessão 20
[EN]
Listening, reading and interpreting the text ‘Have you ever been to the Amazon?’
Main differences between European Portuguese and Brazilian Portuguese (spelling, lexicon and grammar) - Part 1
[PT]
Compreensão do oral, leitura e interpretação do texto “Você já foi à Amazónia?”
Principais diferenças entre o Português Europeu e o Português do Brasil (ortografia, léxico e gramática) - Parte 1
Session 21 | Sessão 21
[EN]
Main differences between European Portuguese and Brazilian Portuguese
Portuguese (spelling, lexicon and grammar) - Part 2
Nature and environment-related terms
[PT]
Principais diferenças entre o Português Europeu e o Português do Brasil (ortografia, léxico e gramática) - Parte 2
Termos relacionados com a natureza/meio ambiente
Session 22 | Sessão 22
[EN]
B1 level exam preparation
Clarifying questions
[PT]
Preparação para o exame final do nível B1
Esclarecimento de dúvidas
Session 23 | Sessão 23
B1 level final exam - Part 1: listening, reading
[PT]
Exame final do nível B1 - Parte 1: compreensão do oral e compreensão escrita
Session 24 | Sessão 24
[EN]
B1 level final exam - Part 2: writing and speaking
[PT]
Exame final do nível B1 - Parte 2: produção escrita e produção oral
Session 25 | Sessão 25
[EN]
Handing out certificates
Course evaluation - Student Satisfaction Survey
Presentation of the B2.1 course programme
Providing details about the next B2.1 course (contents and skills to be developed)
[PT]
Entrega dos certificados
Avaliação do curso – Inquérito de satisfação
Apresentação do programa do curso B2.1
Esclarecimentos acerca do próximo curso B2.1 (conteúdos e competências a desenvolver)
[EN]
The course programme/syllabus is subject to minor alterations when necessary or appropriate to best accommodate student needs and learning progression. Achieving the B1 level requires successfully completing the B1.1 and B1.2 course components.
[PT] O programa do curso está suscetível a pequenas alterações caso sejam necessárias ou pertinentes para assim responder eficazmente às necessidades dos alunos e assegurar o progresso destes. Para atingir o nível B1, é necessário completar com sucesso as componentes B1.1 e B1.2 do curso.