Programa | Syllabus
Session 1 | Sessão 1
[EN]
Introductions
Contents to be covered in the Portuguese Course - Level B1.1
Giving and asking for personal, professional and leisure information
Leisure activities/ hobbies
[PT]
Apresentação dos formandos e do formador
Conteúdos a abordar no Curso de Português – Nível B1.1
Dar e pedir informações de caráter pessoal, profissional e de ocupação dos tempos livres
Atividades no tempo livre/passatempos
Session 2 | Sessão 2
[EN]
Personalities - qualities and defects
Revision of some verb tenses
Conducting an interview (drafting questions and answering)
[PT]
Personalidades – qualidades e defeitos
Revisão de alguns tempos verbais
Fazer uma entrevista (elaborar perguntas e responder)
Session 3 | Sessão 3
[EN]
Simple and compound words
Portuguese celebrities
Proverbs and their meanings
[PT]
Palavras simples e compostas
Celebridades portuguesas
Provérbios e respetivos significados
Session 4 | Sessão 4
[EN]
Accentuation and pronunciation: “palavras agudas, graves, esdrúxulas”,
unstressed syllables and stressed syllables
Revision of unit 1
[PT]
Acentuação e pronúncia: palavras agudas, graves, esdrúxulas,
sílabas átonas e sílaba tónica
Revisão da unidade 1
Session 5 | Sessão 5
[EN]
Reading and understanding the text ‘I can't believe you don't sort the rubbish’
Presente do indicativo e do conjuntivo - Main characteristics and differences
Irregular verbs
[PT]
Leitura e compreensão do texto “Não acredito que não separes o lixo”
Presente do indicativo e do conjuntivo – Principais características e diferenças
Verbos irregulares
Session 6 | Sessão 6
[EN]
Exercises related to “presente do indicativo e conjuntivo”
Expressing uncertainty and opinions
Making sentences
What are ecopoints for?
[PT]
Exercícios relacionados com o presente do indicativo e conjuntivo
Expressar dúvidas e opiniões
Elaboração de frases
Para que servem os ecopontos?
Session 7 | Sessão 7
[EN]
Debate: Pollution: a problem to be solved
Giving suggestions and alternatives
Homophone words
[PT]
Debate: Poluição: um problema a resolver
Dar sugestões e alternativas
Palavras homófonas
Session 8 | Sessão 8
[EN]
Impersonal expressions
Unit 2 revision
[PT]
Expressões impessoais
Revisão da Unidade 2
Session 9 | Sessão 9
[EN]
Listening, reading and interpreting the text ‘How long have you lived in Portugal?’
Portugal: from emigration to immigration
[PT]
Compreensão do oral, leitura e interpretação do texto “Há quanto tempo vives em Portugal?”
Portugal da emigração à imigração
Session 10 | Sessão 10
[EN]
Expressar desejos, receios, expetativas e sentimentos
Acentuação e pronúncia
[PT]
Expressing wishes, fears, expectations and feelings
Portuguese accent marks and pronunciation
Session 11 | Sessão 11
[EN]
Revision Unit 1
[PT]
Unidade de Revisão 1
Session 12 | Sessão 12
[EN]
Reading and understanding the text ‘Shall we go outside inside?’
Verbs give, stay and spend with different prepositions
[PT]
Leitura e compreensão do texto “Vamos para fora cá dentro?”
Verbos dar, ficar e passar utilizados com diferentes preposições
Session 13 | Sessão 13
[EN]
Verbs derived from other verbs: do, put, ask, have, see/watch and come
Idioms and their meanings
[PT]
Verbos derivados de outros verbos: fazer, pôr, pedir, ter, ver e vir
Expressões idiomáticas e respetivos significados
Session 14 | Sessão 14
[EN]
Getting to know mainland Portugal and the archipelagos/islands
Interesting cultural aspects of Portugal
Planning an oral presentation
[PT]
Conhecer Portugal continental e arquipélagos/ilhas
Aspetos culturais interessantes relativos a Portugal
Planear uma apresentação oral
Session 15 | Sessão 15
[EN]
Preparing an oral presentation
Oral presentation: my country
[PT]
Elaboração de uma apresentação oral
Apresentação oral: o meu país
Session 16 | Sessão 16
[EN]
Homophones and paronyms
Revision of Unit 4
[PT]
Palavras homófonas e parónimas
Revisão da Unidade 4
Session 17 | Sessão 17
[EN]
Reading and understanding the text ‘What makes us happy?’
Past simple - pretérito perfeito simples do indicativo (review)
Futuro do conjuntivo - endings and usage
[PT]
Leitura e compreensão do texto “O que é que nos faz felizes?”
Pretérito perfeito simples do indicativo (revisão)
Futuro do conjuntivo – terminações e uso
Session 18 | Sessão 18
[EN]
Debate: O que nos faz felizes?
Expressar opiniões e argumentar a favor ou contra
Traçar/definir objetivos de vida/metas
[PT]
Debate: What makes us happy?
Expressing opinions and arguing in favour of or against
Outline/define life objectives/goals
Session 19 | Sessão 19
[EN]
Reading and understanding the article ‘A society in a hurry’
Popular sayings
Accentuation and pronunciation
[PT]
Leitura e compreensão do artigo “Uma sociedade com pressa”
Ditados populares
Acentuação e pronúncia
Session 20 | Sessão 20
[EN]
Futuro do conjuntivo - review and exercises
Expressing intentions relating to the future: when, as soon as, while, whenever, every time, etc.
Using the present and future conjunctives
Expressing hypotheses (if) - whoever comes, whatever you say, and wherever you go.
[PT]
Futuro do conjuntivo – revisão e exercícios
Expressar intenções relativas ao futuro: quando, assim que, logo que, enquanto, sempre que, todas as vezes que, etc.
Utilizar o presente e o futuro do conjuntivo
Expressar hipóteses (se) e concessão (venha quem vier, digas o que disseres e vás por onde fores)
Session 21 | Sessão 21
[EN]
Reading and understanding the text ‘Fancy a bica and a pastel de nata?’
Idioms: comparisons
Learning about Portuguese customs, traditions and typical products
Words derived by prefixation, suffixation and parasynthesis (both a prefix and a suffix are attached to a lexical base)
Forming adjectives, adverbs and verbs from nouns
[PT]
Leitura e compreensão do texto “Vai uma bica e um pastel de nata?”
Expressões idiomáticas: comparações
Conhecer costumes, tradições e produtos típicos de Portugal
Palavras derivadas por prefixação, sufixação e parassíntese
Formar adjetivos, advérbios e verbos a partir de nomes/substantivos
Session 22 | Sessão 22
[EN]
Preparation for the test
Clarifying questions
[PT]
Preparação para o teste de avaliação
Esclarecimento de dúvidas
Session 23 | Sessão 23
[EN]
Summative test - Part 1: listening and reading
[PT]
Teste de avaliação - Parte 1: compreensão do oral e compreensão escrita
Session 24 | Sessão 24
[EN]
Summative test - Part 2: writing and speaking
[PT]
Teste de avaliação - Parte 2: produção escrita e produção oral
Session 25 | Sessão 25
[EN]
Handing out certificates
Course evaluation - Student Satisfaction Survey
Presentation of the B1.2 course programme
Providing details about the next B1.2 course (contents and skills to be developed)
[PT]
Entrega dos certificados
Avaliação do curso – Inquérito de satisfação
Apresentação do programa do curso B1.2
Esclarecimentos acerca do próximo curso B1.2 (conteúdos e competências a desenvolver)
[EN]
The course programme/syllabus is subject to minor alterations when necessary or appropriate to best accommodate student needs and learning progression. Achieving the B1 level requires successfully completing the B1.1 and B1.2 course components.
[PT]
O programa do curso está suscetível a pequenas alterações caso sejam necessárias ou pertinentes para assim responder eficazmente às necessidades dos alunos e assegurar o progresso destes. Para atingir o nível B1, é necessário completar com sucesso as componentes B1.1 e B1.2 do curso.