Programa | Syllabus
Session 1 | Sessão 1
[EN]
Overview of the course and the school's methodology
How to learn a foreign language
Self introduction
Revisiting some tenses (present and future)
[PT]
Apresentação do curso e da metodologia da escola
Como se deve aprender uma língua estrangeira?
Apresentação pessoal
Revisão de alguns tempos verbais: presente do indicativo
(factos, hábitos e rotinas), presente momentâneo – estar a + verbo no infinitivo, e futuro próximo – verbo ir + verbo no infinitivo
Session 2 | Sessão 2
[EN]
Personal pronouns with direct and indirect objects
Placement of unstressed object pronouns
[PT]
Pronomes pessoais com as funções de complemento direto e indireto
Colocação dos pronomes átonos: próclise e ênclise
Session 3 | Sessão 3
[EN]
Pronominalisation (replacing a noun or noun phrase with a pronoun)
Talking about hobbies and holidays
Irregular verbs in the present tense: do/make, say and bring
Degrees of adjectives: comparatives and superlatives
[PT]
Pronominalização
Falar de passatempos e férias
Verbos irregulares no presente do indicativo: fazer, dizer e trazer
Graus dos adjetivos: comparativos e superlativos
Session 4 | Sessão 4
[EN]
Vocabulary: months and seasons
Ordinal numbers
Verbs: put, take, enter and leave (in the present tense)
Vocabulary: clothes, shoes and accessories
Colours (review)
[PT]
Vocabulário: meses e estações do ano
Os números ordinais
Verbos: pôr, tirar, entrar e sair (no presente do indicativo)
Vocabulário: roupa, calçado e acessórios
As cores (revisão)
Session 5 | Sessão 5
[EN]
Vocabulary: free time or holiday activities
Phonetics: -s and -ss
Irregular verbs in the present tense: do, say, bring, ask for, listen, sleep, leave, fall and put
[PT]
Vocabulário: atividades para o tempo livre ou férias
Fonética: -s e -ss
Verbos irregulares no presente do indicativo: fazer, dizer, trazer, pedir, ouvir, dormir, sair, cair e pôr
Session 6 | Sessão 6
[EN]
Determiners and possessive pronouns
Oblique personal pronouns (preposition “with” + personal pronouns)
Prepositions of time: “a”, “em” and “de”
[PT]
Determinantes e pronomes possessivos
Pronomes pessoais oblíquos tónicos (preposição “com” + pronomes pessoais)
Preposições de tempo: “a”, “em” e “de”
Session 7 | Sessão 7
[EN]
Dialogue: going to the doctor’s
Vocabulary: common symptoms and illnesses
Verb hurt in the present tense
Vocabulary: medical specialities
Verb give in the present tense
[PT]
Diálogo: ir ao médico
Vocabulário: sintomas e doenças comuns
Verbo doer no presente do indicativo
Vocabulário: especialidades médicas
Verbo dar no presente do indicativo
Session 8 | Sessão 8
[EN]
Imperative mood: to give commands, advice, suggestions, instructions and requests
Giving advice: healthy lifestyle / bad habits to avoid
[PT]
Modo imperativo: para dar ordens, conselhos, sugestões, indicações e pedidos
Dar conselhos: estilo de vida saudável/maus hábitos a evitar
Session 9 | Sessão 9
[EN]
Imperative mood - exercises
Vocabulary: the human body
Practical Portuguese: at the post office, bank and clothes shop
Vocabulary: family and relatives (family tree)
[PT]
Modo imperativo – exercícios
Vocabulário: o corpo humano
Português prático: nos correios, no banco e numa loja de roupa
Vocabulário: família e parentescos (árvore genealógica)
Session 10 | Sessão 10
[EN]
Physical and personality descriptions
Prepositions “for” and “by”
Phonetics: z
Determiners and demonstrative pronouns
“Need to” and “should”
[PT]
Descrições físicas e de carácter/personalidade
Preposições “para” e “por”
Fonética: z
Determinantes e pronomes demonstrativos
“Precisar de” e “dever”
Session 11 | Sessão 11
[EN]
Giving suggestions/advice
Interrogative adverbs (when, where, how and why)
Interrogative pronouns (who, what, which, how much)
Imperative mood - irregular verbs (review)
[PT]
Dar sugestões/aconselhar
Advérbios interrogativos (quando, onde, como e porque)
Pronomes interrogativos (quem, o que, qual, quanto)
Modo imperativo – verbos irregulares (revisão)
Session 12 | Sessão 12
[EN]
Asking for and giving directions
Phonetics: ga, gue, gui, go, gu; ge, gi
Indefinite pronouns: someone, no one, everything and nothing
Quantifiers
[PT]
Pedir e dar direções
Fonética: ga, gue, gui, go, gu; ge, gi
Pronomes indefinidos: alguém, ninguém, tudo e nada
Quantificadores universais e existenciais
Session 13 | Sessão 13
[EN]
Quantifiers - exercises
Object pronouns: me, you, him, her, us, you and them
Past perfect tense: regular verbs and some
Irregular verbs (be, go and have)
[PT]
Quantificadores universais e existenciais – exercícios
Pronomes pessoais oblíquos tónicos: mim, ti, si, ele, ela, nós, vós, si, eles, elas
Pretérito perfeito do indicativo: verbos regulares e alguns verbos irregulares (ser, ir, estar e ter)
Session 14 | Sessão 14
[EN]
Adverbs: already, not yet, never, maybe
Talking about plans: verb “haver” + verb in the infinitive
Phonetics: ca, que, qui, co, cu; ça, ce, ci, ço and çu; k and s
Verbs do, say and bring (in the past simple tense)
[PT]
Advérbios: já, ainda (não), nunca, talvez
Falar de planos: verbo haver + verbo no infinitivo
Fonética: ca, que, qui, co, cu; ça, ce, ci, ço e çu; k e s
Verbos fazer, dizer e trazer (no pretérito perfeito do indicativo)
Session 15 | Sessão 15
[EN]
Verbs see and come (in the past tense)
Shall we set the table? - crockery, cutlery, appliances and useful kitchen utensils/objects
Expressions of courtesy
Irregular verbs: give, see/watch, come and give (in the past tense of the indicative)
[PT]
Verbos ver e vir (no pretérito perfeito do indicativo)
Vamos pôr a mesa? – louça/loiça, talheres, eletrodomésticos e utensílios/objetos úteis na cozinha
Expressões de cortesia
Verbos irregulares: dar, ver, vir e dar (no pretérito perfeito do indicativo)
Session 16 | Sessão 16
[EN]
Verbs be able to, can and know (in the present and past tenses)
Talking about past events and experiences
Writing a letter
[PT]
Verbos conseguir, poder e saber (no presente e pretérito perfeito do indicativo)
Falar sobre acontecimentos passados e experiências
Escrever uma carta
Session 17 | Sessão 17
[EN]
Verbs there to be, to want, to know and can (in the past simple tense)
Memorable moments in life/life experiences
Personal pronouns with the function of direct complement (revision)
Phonetics: o
[PT]
Verbos haver, querer, saber e poder (no pretérito perfeito do indicativo)
Momentos marcantes da vida/experiências de vida
Pronomes pessoais com a função de complemento direto (revisão)
Fonética: o
Session 18 | Sessão 18
[EN]
Talking about professional skills, objectives and interests
Creating a professional résumé/curriculum vitae
SWOT analysis (strengths, weaknesses, opportunities and threats)
Job interview (role play)
[PT]
Falar das competências profissionais, objetivos e interesses
Elaborar um currículo profissional/curriculum vitae
Análise SWOT/FOFA (forças, oportunidades, fraquezas e ameaças)
Entrevista de emprego (simulação/role play)
Session 19 | Sessão 19
[EN]
Pronominalisation - review and exercises
Andar a + verb; costumar + verb and “partícula apassivante -se” (in the 3rd person singular or plural)
[PT]
Pronominalização – revisão e exercícios
Andar a + verbo no infinitivo; costumar + verbo no infinitivo e a partícula apassivante -se (na 3.a pessoa do singular ou plural)
Session 20 | Sessão 20
[EN]
Talking about usual actions in the past
Used to - regular verbs
When I was/had (...)
Irregular verbs be, have, go, come and put in the past (routines/habits in the past)
[PT]
Falar de ações habituais no passado
Pretérito imperfeito do indicativo – verbos regulares
Quando eu era/tinha (...)
Verbos irregulares ser, ter, ir, vir, pôr no pretérito imperfeito do indicativo
Session 21 | Sessão 21
[EN]
Back in the day and today - debate (advantages and disadvantages)
Vocabulary: pets, farm animals and wild animals
Phonetics: x (sounds: ks, z, ch and s)
Revisiting the A1 level tenses
[PT]
Antigamente e atualmente – debate (vantagens e desvantagens)
Vocabulário: animais domésticos, da quinta ou selvagens
Fonética: x (sons: ks, z, ch e s)
Revisão dos tempos verbais do nível A1: presente, pretéritos perfeito e imperfeito do indicativo, estar a + verbo no infinitivo e futuro próximo (verbo ir + verbo no infinitivo)
Session 22 | Sessão 22
[EN]
A review of previous topics
Supplementary exercises
[PT]
Revisão dos conteúdos anteriores
Exercícios complementares
Session 23 | Sessão 23
[EN]
Final exam preparation
Clarifying questions
[PT]
Preparação para o exame final
Esclarecimento de dúvidas
Session 24 | Sessão 24
[EN]
A1 level final exam: listening, reading, writing and speaking
[PT]
Exame final do nível A1: compreensão do oral, compreensão escrita, produção escrita e produção oral
Session 25 | Sessão 25
[EN]
Handing out certificates
Course evaluation - Student Satisfaction Survey
Presentation of the A2.1 course programme
Providing details about the next A2.1 course (contents and skills to be developed)
[PT]
Entrega dos certificados
Avaliação do curso – Inquérito de satisfação
Apresentação do programa do curso A2.1
Esclarecimentos acerca do próximo curso A2.1 (conteúdos e competências a desenvolver)
[EN]
The course programme/syllabus is subject to minor alterations when necessary or appropriate to best accommodate student needs and learning progression. Achieving the A1 level requires successfully completing the A1.1 and A1.2 course components.
[PT]
O programa do curso está suscetível a pequenas alterações caso sejam necessárias ou pertinentes para assim responder eficazmente às necessidades dos alunos e assegurar o progresso destes. Para atingir o nível A1, é necessário completar com sucesso as componentes A1.1 e A1.2 do curso.