Curso de Francês - Nível A1.1 (Inicial)

Área de Formação:
Duração:
222 - Línguas e Literaturas Estrangeiras
50 horas
O francês é uma das línguas mais faladas em todo o mundo. Aprender este idioma abre portas a novas oportunidades académicas, profissionais e pessoais — é, sem dúvida, uma das competências mais valiosas no atual mercado global.
No ISTA, o curso é lecionado por professores qualificados e com vasta experiência no ensino da língua francesa. As aulas têm uma forte componente comunicativa e os grupos são limitados a 10 formandos, garantindo um acompanhamento mais próximo e eficaz.
Vantagens da Formação Online no ISTA
Formação Certificada pelo Ministério da Educação;
Dedutível no IRS como despesa de educação;
Qualidade garantida através da Avaliação da Formação;
Aulas em horário fixo, duas vezes por semana, sem deslocações;
Conteúdos disponíveis 24h/dia, acessíveis a partir de qualquer local;
Turmas reduzidas, com no máximo 10 participantes na sala virtual;
Acesso a plataforma interativa, com exercícios, conteúdos multimédia, jogos e atividades semanais.
Programa | Programme
Sessão 1 | Séance 1
[PT]
Cumprimentar e apresentar-se
Saber as novidades
Dizer adeus
[FR]
Saluer et se présenter
Prendre des nouvelles
Prendre congé
Sessão 2 | Séance 2
[PT]
Agradecer e pedir desculpa
Fazer perguntas: situações formais e informais
Bilhete/Cartão de identidade
[FR]
Remercier et s’excuser
Poser des questions : situations formelles et informelles
Carte d’identité
Sessão 3 | Séance 3
[PT]
Pronomes com a função de sujeito
Apresentação - apresentar-se (revisão)
Dias da semana
Os meses e as estações do ano
[FR]
Les pronoms sujets
La présentation – se présenter (révision)
Les jours de la semaine
Les mois et les saisons de l’année
Sessão 4 | Séance 4
[PT]
As cores
O alfabeto francês
Os verbos “être” (ser/estar) e “avoir” (ter) - no presente do indicativo
[FR]
Les couleurs
L’alphabet en français
Les verbes être et avoir – présent de l’indicatif
Sessão 5 | Séance 5
[PT]
Os verbos “être” e “avoir” - no presente do indicativo
Artigos definidos e indefinidos
Palavras interrogativas (qual, quais, que, quem, onde, de onde, quando, como, quanto e porquê)
[FR]
Les verbes être et avoir – présent de l’indicatif
Les articles définis et indéfinis
Les mots interrogatifs (quel(s), quelle(s), que, qui, où, d’où, quand, comment, combien et pourquoi)
Sessão 6 | Séance 6
[PT]
Números cardinais
O verbo chamar-se
Pronomes pessoais reflexivos
[FR]
Les nombres cardinaux
Le verbe s’appeler
Les pronoms personnels réfléchis
Sessão 7 | Séance 7
[PT]
O que é / Quem é?
Países e nacionalidades
Apanhar um táxi
[FR]
Qu’est-ce que c’est ? / Qui est-ce ?
Les pays et les nationalités
Prendre un taxi
Sessão 8 | Séance 8
[PT]
No aeroporto
Os verbos être e avoir (revisão)
A frase negativa (ne... pas)
[FR]
À l’aéroport
Les verbes être et avoir (révision)
La phrase négative (ne... pas)
Sessão 9 | Séance 9
[PT]
Expressões: "avoir besoin de", "avoir envie de" e "avoir l'habitude de".
Vocabulário em diálogos: a sala de aula de francês / numa escola de línguas
Vocabulário: material escolar
[FR]
Expressions : « avoir besoin de », « avoir envie de » et « avoir l’habitude de »
Vocabulaire en dialogues : la classe de français / dans une école de langues
Vocabulaire : le matériel scolaire
Sessão 10 | Séance 10
[PT]
Vocabulário em diálogos: no aeroporto Charles de Gaulle
O pequeno ecrã
Verbos regulares do primeiro grupo - presente do indicativo
[FR]
Vocabulaire en dialogues : à l'aéroport Charles de Gaulle
Le petit écran
Les verbes réguliers du premier groupe – présent de l’indicatif
Sessão 11 | Séance 11
[PT]
Permitir, recusar, pedir autorização, fazer comentários, encorajar e agradecer
[FR]
Autoriser, refuser, demander la permission, faire des remarques, encourager et remercier
Sessão 12 | Séance 12
[PT]
Possessivos: determinantes e pronomes possessivos
Vocabulário: a família
[FR]
Les possessifs : les adjectifs et pronoms possessifs
Vocabulaire : la famille
Sessão 13 | Séance 13
[PT]
Vocabulário em diálogos: no avião
Os verbos “aller” (ir) e “venir” (vir) (presente do indicativo)
[FR]
Vocabulaire en dialogues : dans l’avion
Les verbes aller et venir (au présent de l’indicatif)
Sessão 14 | Séance 14
[PT]
Marcar uma consulta
A formação
Os verbos “pouvoir” (poder) e “devoir” (dever) (no presente do indicativo)
[FR]
Prendre un rendez-vous
Le stage
Les verbes pouvoir et devoir (au présent de l’indicatif)
Sessão 15 | Séance 15
[PT]
Compras: na padaria
Vocabulário: na padaria/na pastelaria
[FR]
Faire les courses : à la boulangerie
Vocabulaire : à la boulangerie / à la pâtisserie
Sessão 16 | Séance 16
[PT]
Diálogo: nos correios
O lugar dos adjectivos
O adjetivo - masculino e feminino; singular e plural
[FR]
Dialogue : à la poste
La place de l’adjectif
L’adjectif – masculin et féminin ; singulier et pluriel
Sessão 17 | Séance 17
[PT]
Adjectivos específicos
Descrever pessoas: caraterísticas físicas - aparência
[FR]
Adjectifs particuliers
Décrire les personnes : les caractéristiques physiques – l’apparence
Sessão 18 | Séance 18
[PT]
No cabeleireiro: o cabelo
Caraterísticas psicológicas - carácter e personalidade
[FR]
Chez le coiffeur : les cheveux
Les caractéristiques psychologiques – caractère et personnalité
Sessão 19 | Séance 19
[PT]
Vocabulário: roupas e acessórios
Determinantes demonstrativos: este(s), esta(s), etc.
[FR]
Vocabulaire : les vêtements et les accessoires
Les adjectifs démonstratifs : ce, cet, cette et ces
Sessão 20 | Séance 20
[PT]
Graus dos adjectivos
Os verbos “acheter” (comprar), “choisir” (escolher), “porter” (usar) e “mettre” (pôr) (no presente do indicativo)
Perguntar o preço
[FR]
Les dégrées des adjectifs
Les verbes acheter, choisir, porter et mettre (au présent de l’indicatif)
Demander le prix
Sessão 21 | Séance 21
[PT]
Números ordinais
Nombre et numéro - entender a diferença
An et année - entender a diferença
[FR]
Les nombres ordinaux
Nombre et numéro
An et année
Sessão 22 | Séance 22
[PT]
O tempo: o dia, a data e as estações
Perguntar que horas são (a que horas?/que horas são?)
[FR]
Le temps : le jour, la date et les saisons
Demander l’heure (à quelle heure ? – quelle heure est-il ?)
Sessão 23 | Séance 23
[PT]
Preparação para o teste de francês de nível intermédio A1 - Iniciantes
[FR]
Préparation au test de français intermédiaire niveau A1 - Débutants
Sessão 24 | Séance 24
[PT]
Teste escrito: compreensão e produção escritas
Avaliação oral: compreensão e produção oral
[FR]
Test d'expression écrite : compréhension et production écrite
Évaluation orale : compréhension et production orale
Sessão 25 | Séance 25
[PT]
Avaliação do curso - Inquérito de satisfação
Apresentação do programa do curso A1.2
Informações sobre a segunda parte do curso - Francês A1.2 (conteúdos e competências a desenvolver)
[FR]
Évaluation du cours – Enquête de satisfaction
Présentation du programme du cours A1.2
Informations sur la deuxième partie du cours – Français A1.2 (contenu et compétences à développer)
[PT] O programa do curso está suscetível a pequenas alterações caso sejam necessárias ou pertinentes para assim responder eficazmente às necessidades dos alunos e assegurar o progresso destes. Para atingir o nível A1, é necessário completar com sucesso as componentes A1.1 e A1.2 do curso.
Objetivos Gerais
[PT]
O Curso de Francês A1 é o primeiro passo na aprendizagem da língua francesa de acordo com o Quadro Europeu Comum de Referência para Línguas (QECR).
Neste curso, os alunos irão adquirir um conhecimento básico da língua francesa e serão gradualmente capazes de fazer frases relacionadas com a sua vida quotidiana e responder a perguntas simples.
Objetivos Específicos
[PT]
De acordo com as diretrizes do CEFR, após a formação de francês A1, os alunos serão capazes de:
Entender e usar expressões do dia a dia e frases básicas associadas a necessidades concretas;
Se apresentar ou apresentar outros de uma forma simples;
Fazer perguntas acerca de detalhes pessoais e responder;
Elaborar frases simples relacionadas com as respetivas rotinas diárias, ações quotidianas, o clima, as horas, as direções, a saúde, compras e comida;
Interagir com pessoas que falem a língua francesa, nativos ou não, de uma forma muito simples.
[PT]
Falantes não nativos de francês com idade igual ou superior a 16 anos que tenham um nível de português (pelo menos B1). Ao ministrar todo o ensino em francês e português, asseguramos a viabilidade e a eficácia da comunicação, facilitando assim a aprendizagem dos alunos que têm pouca ou nenhuma exposição prévia à língua francesa.
Investimento:
Inscrição: 40€
Mensalidades: 3x 165€
ou
Pronto pagamento: 470€ (desconto de 25€)
Métodos de Pagamento Disponíveis:
Transferência Bancária
Referência Multibanco
MBWay
Cartão de Débito ou Crédito
Débito Direto
Numerário (na secretaria)


