Curso de Preparação para o CIPLE - Nível A2

Área de Formação:
Duração:
223 - Língua e Literatura Materna
50 horas
Reasons to Learn Portuguese at ISTA
Learning European Portuguese is crucial in today’s world, particularly for those residing in or considering a move to Portugal. It helps individuals integrate into local communities, opens up employment opportunities, and deepens one’s understanding of Portuguese culture and traditions. By mastering the language, individuals can build closer relationships and navigate everyday life more effectively, whether it involves healthcare or dealing with bureaucracy.
At ISTA, our language courses are taught by qualified teachers with extensive experience in teaching Portuguese. We emphasise a communicative approach, and our classes are kept small, with a maximum of 12 students per group, which allows for more personalised and effective support.
Advantages of Training at ISTA
Certified training recognised by the Ministry of Education.
Tax-deductible as an educational expense on your tax return.
Guaranteed quality through course evaluations.
Fixed schedule classes twice a week, with no need to travel.
Content available 24/7, accessible from any location.
Small groups, with a maximum of 12 participants in the classroom.
Access to an interactive platform with exercises, multimedia content, games, and activities.
Razões para aprender português no ISTA
Aprender português europeu é fundamental atualmente, sobretudo para quem vive ou pretende viver em Portugal. Facilita a integração nas comunidades locais, melhora o acesso ao emprego e promove a compreensão da cultura e das tradições portuguesas. Dominar a língua permite criar relações mais próximas e lidar melhor com o quotidiano, desde a saúde até à burocracia.
No ISTA, os nossos cursos são lecionados por professores qualificados e com vasta experiência no ensino da língua portuguesa. As aulas têm uma forte componente comunicativa e os grupos são limitados a 12 formandos, garantindo um acompanhamento mais próximo e eficaz.
Vantagens da Formação no ISTA
Formação Certificada pelo Ministério da Educação;
Dedutível no IRS como despesa de educação;
Qualidade garantida através da Avaliação da Formação;
Aulas em horário fixo, duas vezes por semana, sem deslocações;
Conteúdos disponíveis 24h/dia, acessíveis a partir de qualquer local;
Turmas reduzidas, com no máximo 10 participantes na sala virtual;
Acesso a plataforma interativa, com exercícios, conteúdos multimédia, jogos e atividades semanais.
Programa | Syllabus
Session 1 | Sessão 1
[EN]
Guidelines for the CIPLE Preparation Course
Introducing yourself, introducing others and saying hello
Reading and interpreting the texts ‘How are you?’ and ‘Nice to meet you!’
Present tense (introduction and revision)
Definite and indefinite article determiners
Preparing for the practical exercise: my presentation
[PT]
Esclarecimentos acerca do Curso de Preparação para o Exame CIPLE
Apresentar-se, apresentar alguém e cumprimentar
Leitura e interpretação dos textos “Como está?” e “Muito prazer!”
Presente do indicativo (introdução e revisão)
Os determinantes artigos definidos e indefinidos
Preparação para o exercício prático: a minha apresentação
Session 2 | Sessão 2
[EN]
Practical exercise: personal presentation
Present tense: habits, preferences and facts
Reading and interpreting the text ‘Afonso and Marta meet at a party at a friend's house.’
Asking for the address and origin
Express interest and surprise
[PT]
Exercício prático: apresentação pessoal
Presente do indicativo: hábitos, preferências e factos
Leitura e interpretação do texto “O Afonso e a Marta encontram- se numa festa em casa de um amigo.”
Perguntar a morada e a origem
Manifestar interesse e surpresa
Session 3 | Sessão 3
[EN]
Cardinal numbers
Prepositions ‘de’ and ‘em’ and their contractions
Unit 1 revision test (homework)
Practical exercise: my routine (in the present tense)
Irregular verbs in the present tense: go, come, see/watch, do/make, know and put
[PT]
Os números cardinais
Preposições “de” e “em” e respetivas contrações
Teste de revisão da Unidade 1 (trabalho de casa)
Exercício prático: a minha rotina (no presente)
Verbos irregulares no presente do indicativo: ir, vir, ver, fazer, saber e pôr
Session 4 | Sessão 4
[EN]
Dúvidas acerca do trabalho de casa (teste da Unidade 1)
Descrever ações momentâneas - estar a + verbo no infinitivo
Preencher formulários
Leitura e interpretação do texto “Na cafetaria da escola”
Pedir informações e esclarecimentos
Confirmar/reforçar a compreensão
Expressar gostos e preferências
O alfabeto português
[PT]
Questions about homework (Unit 1 test)
Describing momentary actions - estar a + infinitive verb
Filling in forms
Reading and interpreting the text ‘In the school cafeteria’
Asking for information and clarification
Confirming/reinforcing understanding
Expressing likes and preferences
The Portuguese alphabet
Session 5 | Sessão 5
[EN]
Open-ended or closed-ended questions (adverbs and interrogative pronouns)
Distinguishing the “presente do indicativo” (routines) from the “estar a + verb” (exercises)
Noun and adjective agreement (gender and number)
Preparing for the group activity: dialogue in a restaurant
[PT]
Perguntas abertas/simples ou fechadas/mais complexas (advérbios e pronomes interrogativos)
Distinguir o presente do indicativo (rotinas) do presente momentâneo - estar a + verbo (no infinitivo)(exercícios)
Concordância entre nomes e adjetivos (género e número)
Preparação para a atividade em grupo: diálogo num restaurante
Session 6 | Sessão 6
[EN]
Reading and interpreting the text ‘Mara and Telmo meet in the street’
Expressing gratitude, obligation, need and haste
Practical exercise: answering personal questions
[PT]
Leitura e interpretação do texto “A Mara e o Telmo encontram-se na rua”
Expressar gratidão, obrigação, necessidade e pressa
Exercício prático: responder a perguntas pessoais
Session 7 | Sessão 7
[EN]
Regular verbs ending in -er or -ir (in the “presente do indicativo”)
Ter de + verb in the infinitive
Unit 2 revision test (homework)
Making and receiving phone calls
Practical exercise: simulating a telephone conversation (booking or asking for information)
[PT]
Verbos regulares que terminam em -er ou -ir (no presente do indicativo)
Ter de + verbo no infinitivo
Teste de revisão da Unidade 2 (trabalho de casa)
Fazer e receber telefonemas
Exercício prático: simular uma conversa ao telefone (fazer uma reserva ou pedir informações)
Session 8 | Sessão 8
[EN]
Questions about homework (Unit 2 test)
Reading and understanding the texts ‘In the college cafeteria’ and ‘In the cafeteria. ’
Making invitations and asking questions about preferences
Expressing dissatisfaction, agreement and preference
Preparing for the group activity: dialogue in a café
[PT]
Dúvidas acerca do trabalho de casa (teste da Unidade 2)
Leitura e compreensão dos textos “Na cafetaria da faculdade” e “Na cafetaria”.
Fazer convites e perguntas sobre preferências
Expressar desagrado, concordância e preferência
Preparação para a atividade em grupo: diálogo num café
Session 9 | Sessão 9
[EN]
Practical Portuguese: meeting for coffee
Useful phrases in a café
Practical Portuguese: in a pastry shop
Types of coffee in Portugal
Dialogue in a café
[PT]
Português prático: combinar um café
Frases úteis num café
Português prático: numa pastelaria
Tipos de café em Portugal
Diálogo num café
Session 10 | Sessão 10
[EN]
Making requests or giving instructions courteously
Verb ‘querer’ in the present tense
Creating a dialogue in a café (group activity)
[PT]
Fazer pedidos ou dar instruções com cortesia
Verbo “querer” no presente do indicativo
Criação de um diálogo num café (atividade em grupo)
Session 11 | Sessão 11
[EN]
Reading and understanding the text ‘In the school canteen’
Expressing uncertainty/probability
Express courtesy
Clearing up misunderstandings/correcting oneself
Expressing contentment/agreement
Verb ‘prefer’ in the present tense
Noun and adjective agreement (homework)
[PT]
Leitura e compreensão do texto “Na cantina da escola”
Expressar incerteza/probabilidade
Expressar cortesia
Desfazer equívocos/corrigir-se
Expressar satisfação/concordância
Verbo “preferir” no presente do indicativo
Concordância entre nomes e adjetivos (trabalho de casa)
Session 12 | Sessão 12
[EN]
Questions about homework (agreement between nouns and adjectives)
Degrees of adjectives - irregular adjectives
Invariable demonstrative pronouns: “this”, “that” and “that over there.”
Place adverbs: here, there and over there
Unit 3 revision test (homework)
[PT]
Dúvidas acerca do trabalho de casa (concordância entre nomes e adjetivos)
Graus dos adjetivos – adjetivos irregulares
Pronomes demonstrativos invariáveis: isto, isso e aquilo
Advérbios de lugar: aqui, aí e ali
Teste de revisão da Unidade 3 (trabalho de casa)
Session 13 | Sessão 13
[EN]
Questions about homework (Unit 3 test)
Reading and understanding the text ‘I'm already late!’
Asking for information about times and dates
Prepositions of time: ‘a’, ‘de’ and ‘em’ and their contractions
[PT]
Dúvidas acerca do trabalho de casa (teste da Unidade 3)
Leitura e compreensão do texto “Já estou atrasado!”
Pedir informações sobre horas e datas
Preposições de tempo: “a”, “de” e “em” e respetivas contrações
Session 14 | Sessão 14
[EN]
Reading and interpreting the text ‘Eduardo's daily life’
The days of the week
Daily routines and associated expressions of time
Oral presentation - Personal habits/routines
[PT]
Leitura e interpretação do texto “O dia a dia do Eduardo”
Os dias da semana
Rotinas diárias e expressões de tempo associadas
Produção oral – Hábitos/rotinas pessoais
Session 15 | Sessão 15
[EN]
Irregular verbs: go, see/watch, read, can and do/make(in the present tense)
Imperfect tense of the Indicative and “Costumar” + verb in the infinitive (for routines and descriptions in the past)
Unit 4 revision test (homework)
[PT]
Verbos irregulares: ir, ver, ler, poder e fazer (no Presente do Indicativo)
Pretérito imperfeito do indicativo e costumar + verbo no infinitivo (para rotinas e descrições no passado)
Teste de revisão da Unidade 4 (trabalho de casa)
Session 16 | Sessão 16
[EN]
Questions about homework (Unit 4 test)
Past simple tense (in Portuguese - for facts; specific moments in the past)
Adverbs and adverbial phrases used to talk about the past
Reading and interpreting the text ‘Where is your house?’
[PT]
Dúvidas acerca do trabalho de casa (teste da Unidade 4)
Pretérito perfeito do indicativo
Advérbios e locuções adverbiais utilizados para falar do passado
Leitura e interpretação do texto “Onde fica a sua casa?”
Session 17 | Sessão 17
[EN]
Answering the phone (brief review)
Asking for the address location
Showing appreciation and gratitude
Practical Portuguese: booking a room or flat (on the phone - (group activity
[PT]
Atender e responder ao telefone (breve revisão)
Pedir a localização de uma morada
Mostrar satisfação e apreciação
Português prático: reservar um quarto ou apartamento (ao telefone) - atividade em grupo
Session 18 | Sessão 18
[EN]
Main differences between the verbs ‘ser’ and ‘estar’
Reading and interpreting the text ‘Francesca talks to a Portuguese friend’
Talking about short-term projects
Near future/colloquial: ir + infinitive
[PT]
Principais diferenças entre os verbos “ser” e “estar”
Leitura e interpretação do texto “A Francesca fala com um amigo português”
Falar de projetos a curto prazo
Futuro próximo/coloquial: ir + verbo no infinitivo
Session 19 | Sessão 19
[EN]
Holidays and important dates in Portugal
The months of the year and the seasons in Portuguese
The Future and Conditional
Unit 5 revision test (homework)
[PT]
Feriados e datas importantes em Portugal
Os meses do ano e as estações em português
Futuro simples do indicativo e condicional
Teste de revisão da Unidade 5 (trabalho de casa)
Session 20 | Sessão 20
[EN]
Questions about homework (Unit 5 test)
Structure, type of questions and duration of each exam section - CIPLE A2
Preparation for the exam - model 1: reading and writing
Essay (homework)
[PT]
Dúvidas acerca do trabalho de casa (teste da Unidade 5)
Estrutura, tipo de questões e duração das componentes do exame – CIPLE A2
Preparação para o exame – modelo 1: Compreensão da leitura e expressão escrita (páginas 14, 15, 16 e 17)
Produção escrita (página18) (trabalho de casa)
Session 21 | Sessão 21
[EN]
Correction and comments on homework (essay)
Listening and comprehension activity - part 2
Speaking - part 3: components and aspects to consider
[PT]
Correção e comentários acerca do trabalho de casa (produção escrita)
Compreensão do oral – parte 2 (páginas 19, 20 e 21)
Expressão oral – parte 3: componentes e aspetos a considerar (página 22)
Session 22 | Sessão 22
[EN]
Preparation for the exam - model 2 (simulation in class)
Part 1 - Reading and writing
[PT]
Preparação para o exame – modelo 2 (simulação na aula)
Parte 1 - Compreensão da leitura e expressão escrita (páginas 24, 25, 26, 27 e 28)
Session 23 | Sessão 23
[EN]
Preparation for the exam - model 2 (simulation in class)
Part 2 - Listening and comprehension
Correction of parts 1 and 2 of model 2
Comments and suggestions regarding parts 1 and 2 of model 2
[PT]
Preparação para o exame – modelo 2 (simulação na aula)
Parte 2 – Compreensão do oral (páginas 29, 30 e 31)
Correção das partes 1 e 2 do modelo 2
Comentários e sugestões referentes às partes 1 e 2 do modelo 2
Session 24 | Sessão 24
[EN]
Preparation for the exam - model 2 (simulation in class)
Part 3 - Speaking (page 32)
Tips for the exam
[PT]
Preparação para o exame – modelo 2 (simulação na aula)
Parte 3 – Expressão oral (página 32)
Dicas e sugestões para o exame
Session 25 | Sessão 25
[EN]
Handing out the attendance certificates
Course evaluation - Student Satisfaction Survey
Presentation of the B1.1 course programme
Providing details about the next B1.1 course (contents and skills to be developed)
[PT]
Entrega dos certificados de frequência
Avaliação do curso – Inquérito de satisfação
Apresentação do programa do curso B2.2
Esclarecimentos acerca do próximo curso B2.2 (conteúdos e competências a desenvolver)
[EN]
Under existing legislation, an A2 level of Portuguese is the minimum language level required to obtain Portuguese nationality.
For further details regarding the CIPLE, please check the official website of the Centre for the Assessment and Certification of Portuguese as a Foreign Language (CAPLE): https://caple.letras.ulisboa.pt/exame/2/ciple
[PT]
De acordo com a legislação em vigor, o nível A2 é o nível mínimo de língua exigido para a obtenção da nacionalidade portuguesa.
Para obter mais informações acerca do CIPLE, deverá consultar a página oficial do Centro de Avaliação e Certificação de Português Língua Estrangeira (CAPLE) referente ao CIPLE: https://caple.letras.ulisboa.pt/exame/2/ciple
Course Goals | Objetivos Gerais
[EN]
The CIPLE (Initial Certificate of Portuguese as a Foreign Language) Preparation Course is designed to equip students for the A2-level Portuguese examination, as defined by the Common European Framework of Reference for Languages (CEFR). During this course, participants will be prepared for the three key sections of the exam:
1. Reading and writing
2. Listening
3. Speaking
Furthermore, students will be able to revise and consolidate their understanding of the grammatical content and topics necessary for this exam.
[PT]
O Curso de Preparação para o Certificado Inicial de Português Língua Estrangeira (CIPLE) tem como finalidade preparar os seus formandos para o respetivo exame de Português – nível A2, de acordo com o Quadro Europeu Comum de Referência para Línguas (CEFR). Neste curso, os formandos serão preparados paras as três componentes do exame:
1. Compreensão da Leitura e Produção e Interação Escritas;
2. Compreensão do Oral;
3. Produção e Interação Orais.
Os formandos terão ainda a oportunidade de rever e reforçar os seus conhecimentos relativamente aos temas e conteúdos gramaticais necessários para este exame.
Learning Objectives | Objetivos Específicos
[EN]
Upon completing this preparation course, students will have acquired the linguistic competencies required for the A2-level Portuguese examination. This qualification grants the Initial Certificate of Portuguese as a Foreign Language to all candidates who obtain a minimum score of 55%. Additionally, participants in this course will be thoroughly familiar with the exam's structure, question formats, timings, and evaluation criteria.
[PT]
Após este curso de preparação, os alunos terão adquirido as competências linguísticas necessárias para a realização deste exame de português (nível A2) que confere o Certificado Inicial de Português Língua Estrangeira a todos os candidatos que obtenham, pelo menos, a classificação mínima de 55%, e além disso, os formados deste curso estarão fortemente familiarizados com as componentes do exame, tipos de questões, duração e critérios de avaliação.
For more details, please visit CAPLE's (Centro de Avaliação de Português Língua Estrangeira) website: https://caple.letras.ulisboa.pt/exame/2/ciple
Target Audience | Destinatários
[EN]
Non-native Portuguese speakers aged 16 years or older who demonstrate an elementary level of Portuguese (A2) and preferably an intermediate English proficiency (at least B1) to help them understand more complex topics, which are usually explained in English.
[PT]
Falantes não nativos de português com idade igual ou superior a 16 anos que demonstrem um nível elementar de português (A2) e, de preferência, um nível intermédio de inglês (pelo menos B1) que lhes permitirá compreender tópicos mais complexos que são normalmente explicados em inglês.
Fee | Investimento
Enrollment | Inscrição: 40€
Installments | Mensalidades: 3x 165€
or/ou
One-time payment | Pronto pagamento: 470€ (desconto de 25€)
Payment methods |Métodos de Pagamento Disponíveis:
Bank Transfer | Transferência Bancária
Payment Reference Number | Referência Multibanco
Mobile Payment Service | MBWay
Debit or Credit Card | Cartão de Débito ou Crédito
Direct Debit | Débito Direto
Cash (at the front desk) | Numerário (na secretaria)


