Programa | Syllabus
Session 1 | Sessão 1
[EN]
Introductions
Contents to be covered in the Portuguese Course - Level A2.1
Formal and informal Portuguese: making sentences
[PT]
Apresentação dos formandos e do formador
Conteúdos a abordar no Curso de Português – Nível A2.1
Português formal e informal: elaboração de frases
Session 2 | Sessão 2
[EN]
Giving and asking for personal and professional information
Vocabulary: leisure time
Talking about habitual actions and facts relating to the past - I did, I used to do
[PT]
Dar e pedir informações de caráter pessoal e profissional
Vocabulário: tempos livres/lazer
Falar de ações habituais e factos referentes ao passado – pretéritos perfeito e imperfeito do indicativo
Session 3 | Sessão 3
[EN]
Pretéritos perfeito (specific moments in the past) e imperfeito do indicativo (habits in the past) – review and exercises
Vocabulary: human qualities and flaws
[PT]
Pretéritos perfeito e imperfeito do indicativo – revisão e exercícios
Vocabulário: qualidades e defeitos humanos
Session 4 | Sessão 4
[EN]
Pretéritos perfeito e imperfeito do indicativo (irregular verbs) – exercises
Phonetics: l, z, r, i and u
[PT]
Pretéritos perfeito e imperfeito do indicativo (verbos irregulares) – exercícios
Fonética: l, z, r, i e u
Session 5 | Sessão 5
[EN]
Reading and interpreting the text ‘Do you know any dry cleaners?
Impersonal expressions
Prepositions and prepositional phrases
Personal infinitive
[PT]
Leitura e interpretação do texto “Conheces alguma lavandaria?”
Expressões impessoais
Preposições e locuções prepositivas
Infinitivo pessoal
Session 6 | Sessão 6
[EN]
Personal infinitive - review and exercises
Interpreting leaflets and posters
Vocabulary: holidays (activities and places)
Phonetics: identifying the stressed syllable
[PT]
Infinitivo pessoal – revisão e exercícios
Interpretar folhetos e cartazes publicitários
Vocabulário: as férias (atividades e locais)
Fonética: identificar a sílaba tónica
Session 7 | Sessão 7
[EN]
Reading and interpreting the text ‘Did you see the film on TV yesterday?’
Past perfect (had + past participle) - Pretérito mais-que-perfeito composto do indicativo
[PT]
Leitura e interpretação do texto “Viste ontem o filme na televisão?”
Pretérito mais-que-perfeito composto do indicativo
Session 8 | Sessão 8
[EN]
Pretérito mais-que-perfeito composto do indicativo (review and exercises)
Vocabulary: television programmes
Word formation: some prefixes and suffixes
[PT]
Pretérito mais-que-perfeito composto do indicativo (revisão e exercícios)
Vocabulário: tipos de programas televisivos
Formação de palavras: alguns prefixos e sufixos
Session 9 | Sessão 9
[EN]
Past participle (regular and irregular participles)
Phonetics: silent h and words with two different spellings
Revision Unit 1 (homework)
[PT]
Particípio passado (particípios regulares e irregulares)
Fonética: h mudo e palavras com dupla grafia
Unidade de Revisão 1 (trabalho de casa)
Session 10 | Sessão 10
[EN]
Revision Unit 1 - correction
[PT]
Unidade de Revisão 1 - correção
Session 11 | Sessão 11
[EN]
Reading and interpreting the text ‘Is it going to rain?’
Talking about the weather
Future tense (the formal future)
[PT]
Leitura e interpretação do texto “Será que vai chover?”
Falar sobre o clima/o estado do tempo
Futuro do indicativo (futuro formal)
Session 12 | Sessão 12
[EN]
Future tense - review and exercises
Clothing for the hot and cold seasons
Vocabulary: natural disasters
[PT]
Futuro imperfeito do indicativo – revisão e exercícios
Peças de vestuário para as estações quentes e frias
Vocabulário: catástrofes naturais
Session 13 | Sessão 13
[EN]
Understanding the horoscope (the signs)
Main characteristics of the signs
Predictions for the future
[PT]
Compreender o horóscopo (os signos)
Principais características dos signos
Previsões para o futuro
Session 14 | Sessão 14
[EN]
Making predictions for the future
Asking questions that express uncertainty
Superstitions
Sounds and spelling: c, ç, s or ss
[PT]
Fazer previsões para o futuro
Formular perguntas que expressam dúvida
Superstições
Sons e ortografia: c, ç, s ou ss
Session 15 | Sessão 15
[EN]
Formal future (eu falarei) versus simple/colloquial future (eu vou falar)
A list of plans for the future
[PT]
Futuro imperfeito do indicativo versus futuro próximo (ir + verbo no infinitivo)
Lista de planos para o futuro
Session 16 | Sessão 16
[EN]
Reading and interpreting the text ‘You should eat a salad.’
Understanding menus
The food wheel and the food pyramid: the importance of a balanced diet - debate
Conditional sentences (would + verb)
[PT]
Leitura e interpretação do texto “Deverias comer uma salada.”
Compreender ementas.
A roda dos alimentos e a pirâmide alimentar: a importância de uma alimentação equilibrada – debate
O condicional
Session 17 | Sessão 17
[EN]
Vegetarian food/diet - debate (pros and cons)
Conditional sentences - review and exercises
Habits that are harmful to health
Sounds and spelling: ch and x
[PT]
Comida/dieta vegetariana – debate (prós e contras)
O condicional – revisão e exercícios
Hábitos que prejudicam a saúde
Sons e ortografia: ch e x
Session 18 | Sessão 18
[EN]
Referring to what someone said: direct and indirect/reported speech
Exercises
[PT]
Referir o que alguém disse: discurso direto e indireto
Exercícios
Session 19 | Sessão 19
[EN]
Talking about events that began in the past and continue up to the present – Pretérito perfeito composto do indicativo - present perfect (have/has + past participle)
Situations and factors that trigger stress
How can we fight stress? - debate
[PT]
Falar de acontecimentos que começaram no passado e continuam até ao presente – Pretérito perfeito composto do indicativo
Situações e fatores que provocam stress
Como podemos combater o stress? – debate
Session 20 | Sessão 20
[EN]
Stress level test (for students)
11 ways to avoid stress
Giving advice: the relationship between health and sport
[PT]
Teste para avaliar o nível de stress (dos alunos)
11 formas de evitar o stress
Aconselhar: a relação entre a saúde e o desporto
Session 21 | Sessão 21
[EN]
Vocabulary. Sports
Sounds and spelling: s or z
Pretérito perfeito composto do indicativo - exercises
Revisiting some tenses
Revision Unit 2 (homework)
[PT]
Vocabulário. Desportos
Sons e ortografia: s ou z
Pretérito perfeito composto do indicativo – exercícios
Revisão de alguns tempos verbais
Unidade de Revisão 2 (trabalho de casa)
Session 22 | Sessão 22
[EN]
Revision Unit 2 - correction
Previous content review
Supplementary exercises
[PT]
Unidade de Revisão 2 - correção
Revisão dos conteúdos anteriores
Exercícios complementares
Session 23 | Sessão 23
[EN]
Preparation for the test
Clarifying questions
[PT]
Preparação para o teste de avaliação
Esclarecimento de dúvidas
Session 24 | Sessão 24
[EN]
Summative test: listening, reading, writing and speaking
[PT]
Teste de avaliação: compreensão do oral, compreensão escrita, produção escrita e produção oral
Session 25 | Sessão 25
[EN]
Handing out certificates
Course evaluation - Student Satisfaction Survey
Presentation of the A2.2 course programme
Providing details about the next A2.2 course (contents and skills to be developed)
[PT]
Entrega dos certificados
Avaliação do curso – Inquérito de satisfação
Apresentação do programa do curso A2.2
Esclarecimentos acerca do próximo curso A2.2 (conteúdos e competências a desenvolver)
[EN]
The course programme/syllabus is subject to minor alterations when necessary or appropriate to best accommodate student needs and learning progression. Achieving the A2 level requires successfully completing the A2.1 and A2.2 course components.
[PT] O programa do curso está suscetível a pequenas alterações caso sejam necessárias ou pertinentes para assim responder eficazmente às necessidades dos alunos e assegurar o progresso destes. Para atingir o nível A2, é necessário completar com sucesso as componentes A2.1 e A2.2 do curso.